Reforma da Previdência deve sair até o fim de julho

Governo Federal anuncia nova tentativa de reforma do sistema

Com a finalidade de melhorar o ambiente econômico, representantes da área econômica do governo concluíram que existe a necessidade imediata de reforma da Previdência Social, principal fonte de gastos correntes do governo. Com isso várias alterações foram elaboradas.

Em setembro passado, os debates sobre a reforma da Previdência tiveram início quando foi criado o Fórum de Trabalho e Previdência Social, composto por representantes do governo, dos trabalhadores, centrais sindicais dos aposentados e empregados, com o objetivo de debater temas referentes a Previdência Social. O cronograma dos debates foi distribuído de forma a serem modificados, sendo cada área avaliada pontualmente. O fórum foi se arrastando e a presidente Dilma Rousseff foi afastada do Palácio do Planalto, sem que nenhuma proposta concreta tivesse sido apresentada ao Legislativo.

Ao assumir interinamente o governo, Michel Temer decidiu propor uma nova reforma no sistema previdenciário com a finalidade de equilibrar as contas públicas. Segundo o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, em reunião realizada ontem, o governo deve encaminhar uma proposta ao Congresso até o final de julho, antes da votação do processo de impeachment da presidente Dilma.

Padilha esclareceu que o texto ainda não está finalizado, mas que deve ser encaminhado ao Legislativo o quanto antes. “O que foi proposto pelas centrais não cobrirá o buraco (nas contas públicas). O tamanho do buraco varia do peso que vai ser dado a cada uma das hipóteses de arrecadação que foram propostas”, disse.

Os representantes do governo se comprometeram a analisar as colaborações sugeridas pelos sindicalistas e respondê-los sobre a viabilidade das propostas na próxima reunião do grupo, marcada para 23 de junho.

 

 

 

 

 

Previdência Social