Reforma da previdência deve acontecer após as eleições de outubro

O governo anunciou ontem a criação de um grupo técnico de trabalho para analisar as propostas de trabalhadores e empregadores sobre a alteração nas regras da aposentadoria, como ainda para buscar novas alternativas para o sistema previdenciário brasileiro.

Segundo informações do Blog do Camarotti, as avaliações feitas pela equipe econômica do presidente interino Michel Temer, indicam que a reforma da Previdência só será feita, após a votação do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff e após as eleições municipais que acontecem em outubro, alegando que após as eleições os parlamentares terão mais disposição em aprovar medidas impopulares.

Diante das divergências e sem acordo e prazo para decisão, a ideia que era apresentar uma proposta até o mês de julho, pode ficar para o fim do ano. As centrais sindicais não concordam com uma idade mínima para a aposentadoria. As centrais também não querem que os benefícios da Previdência deixem de ser reajustados.

Com isso a reforma da previdência se encontra cada dia mais distante e sem data definida para ser entregue ao Congresso Nacional.

O grupo técnico será composto pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e um representante das confederações das empresas que ainda será definido, além de integrantes do governo. A primeira reunião está prevista para o dia 6 de julho. A ideia é estudar as propostas que serão apresentadas, para depois o governo consolidar a proposta a ser remetida aos parlamentares.

 

Previdência Social