Reforma Administrativa é a reforma trabalhista do serviço público, diz dep. Melchionna

A reforma administrativa continua sendo a pauta bomba do momento. Em entrevista concedida à Anasps, a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS), se mostra contrária a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 32/2020), que apenas retira direitos e acaba com o estado brasileiro.

Em sua avaliação, é necessária uma grande mobilização da sociedade contra o Projeto que é considerado uma falácia.

Segundo a parlamentar a PEC é a reforma trabalhista do serviço público. “É uma reforma trabalhista do serviço público para precarizar as carreiras, para diminuir direitos, para rebaixar globalmente salários, mas é mais grave que isso, é uma reforma que desmonta a ideia de serviço público, que acarreta na piora dos serviços para a população, e inclusive facilitando o ambiente para corrupção, indicações políticas, fere os princípios básicos da nossa Constituição”, diz.

A gaúcha em sua visão defensora do funcionalismo, pontua que a propaganda do governo de que a reforma administrativa não prejudica o atual servidor é uma mentira.

“É uma mentira. Primeiro ela afeta os atuais servidores em no mínimo três aspectos. O primeiro deles, a PEC facilita o rito de demissão.  Ataca os atuais servidores públicos na dedicação exclusiva. E ela afeta também a questão da precarização do vínculo, porque, à medida que ela vigorar, nós vamos ter uma série de servidores sem vínculo de estabilidade”, completa.

Melchionna finaliza fazendo um apelo à população, para que se mobilizem, no sentido de pressionar parlamentares para obstruir a matéria que é prejudicial para o servidor, e para a população que utiliza os serviços públicos. “A reforma é inconstitucional, fere a moralidade pública. Precisamos pressionar os parlamentares para que votem contra a admissibilidade. Vamos à luta. Vamos batalhar contra esse absurdo. Precisamos vencer esse ataque autoritário do governo”, diz.

Previdência Social