Rede Cadastro Único recebe prêmio de inovação no setor público

Concurso foi promovido pela Enap

 

O Ministério da Cidadania recebeu prêmio de inovação no setor público por seu programa Rede Cadastro Único. O concurso, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), reconheceu a importância do projeto criado para promover a troca de experiências, coordenar as ações dos programas sociais e incentivar o uso adequado das informações cadastrais para beneficiar a população brasileira de baixa renda.

A Rede Cadastro Único concorreu na categoria Inovação em serviços ou políticas públicas no poder executivo federal, que premiou outras quatro iniciativas. Segundo o coordenador-geral do projeto, José Roberto Frutuoso, a Rede promove a inclusão de famílias de baixa renda em diferentes políticas públicas.

“Quem hoje recebe apenas o Bolsa Família pode passar também a acessar a Tarifa Social de Energia Elétrica. Bem como o programa Cisternas para quem mora na área rural, ou programas de habitação na cidade. O trabalho em conjunto possibilita uma convergência de ações governamentais para que as pessoas tenham mais oportunidades de superarem suas vulnerabilidades sociais e econômicas“, afirma.

 

CadÚnico

O Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal é uma ferramenta que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele, são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. A base de dados é usada para a elaboração e promoção de políticas públicas voltadas a esse público.

 

 

Previdência Social