Recém-contratados terão pagamento temporário do Bolsa-Família

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, afirmou que o governo pretende manter temporariamente o pagamento do Bolsa-Família aos beneficiários que conseguirem trabalho com carteira assinada para reduzir a informalidade. E o ministro informou que as prefeituras que mais reduzirem o número de atendidos pelo programa serão premiadas.

Já nos próximos dias deve ser publicado um decreto para coibir fraudes e desperdícios e ampliar a base de cruzamento de informações sobre os assistidos pelo programa.

Na base de dados, serão incluídos os registros sobre emprego como, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged); Relação Anual de Informações Sociais (RAIS); Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS); como ainda a renda (a relação de isentos do Imposto de Renda), benefícios previdenciários, registro de óbito e a relação de funcionários públicos, políticos eleitos e doadores de campanhas eleitorais que contribuam com valores acima de suas capacidades.

O ministro informou que o objetivo do governo com essa inciativa é tentar “criar gosto” nos beneficiários pelo emprego formal, que normalmente tem renda maior, além da possibilidade de uma aposentadoria mais vantajosa e direitos trabalhistas.

Previdência Social