Receita Federal alerta sobre golpes aplicados via internet

A Receita Federal do Brasil (RFB) alerta os cidadãos sobre golpes que têm sido aplicados, via internet (e-commerce), onde os golpistas têm utilizado o nome da Receita (e de suas alfândegas), em anúncios de vendas de produtos com preços bem abaixo do mercado.

 

A RFB esclareceu, por meio de notícia no site oficial, que nem o Órgão nem as alfândegas comercializam qualquer tipo de mercadoria. “Essas unidades (da Receita) são responsáveis por gerir e executar atividades de controle aduaneiro, de atendimento e orientação ao cidadão, e aquelas relativas ao combate de ilícitos tributários e aduaneiros”, informou a matéria.

Golpes generalizados

A Receita Federal não é a única que tem sofrido com tentativas de golpistas. Atualmente, a maioria dos órgãos e entidades de classe também têm sido alvos de quadrilhas, incluindo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Associação Nacional do Servidores, da Previdência e Seguridade Social (Anasps).

No caso do Instituto, a maioria dos golpes são sobre aposentados e pensionistas, com a subtração de dados, via ligação telefônica ou WhatsApp, e o uso indevido dessas informações para saque de benefícios. Já no caso da Anasps, na maioria das vezes, os golpistas utilizam em seu “enredo”, em nome da Associação, algum processo judicial em que o associado é parte, informando que há valores a receber.  Por isso, é importante se atentar e desconfiar, sempre.

Vale destacar que o andamento de ações jurídicas movidas por meio da Anasps é disponibilizado no site oficial da Associação (www.anasps.org.br), por meio da central de atendimento 0800 810 9090, pelo e-mail jur.individual@anasps.org.br

Ou, ainda, via WhatsApp (21) 2509-3071.

Previdência Social