Receita cobra 4,5 mil empresas do simples

Segundo informações do delegado da Receita Federal em Manaus, Leonardo Frota, foram notificados no Amazonas aproximadamente 4.571 devedores do Simples Nacional, no qual respondem por dívidas de R$ 135,24 mi. A notificação teve início em 26 de setembro, e os contribuintes têm até 30 dias após o recebimento da comunicação para regularizar a situação e evitar o cancelamento da inscrição no Simples.

Dentre os notificados, estão microempresas e empresas de pequeno porte, que deixaram de pagar a guia do Simples Nacional, no qual abrange o IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição para a Seguridade Social destinada à Previdência Social a cargo da pessoa jurídica. Esse recolhimento é mensal e feito em documento único de arrecadação.

“Na notificação, os contribuintes receberam um documento de exclusão, que é o Ato Declaratório Executivo (ADE), onde eles já estão sendo considerados excluídos do sistema. Os contribuintes têm um prazo de 30 dias, a partir do dia em que tomam conhecimento da notificação, para regularizar a situação e fazer com que essa exclusão seja desfeita”, explicou o delegado, que acrescentou também a informação de que anualmente a Receita faz um levantamento nacional para verificar se as empresas do Simples estão regulares.

Previdência Social