Reajuste dos planos GEAP começa a valer em fevereiro

A GEAP – Autogestão em Saúde, divulgou o reajuste de seus planos de saúde. De acordo com a operadora os reajustes aplicados consideram os seguintes critérios:

  1. Receitas e despesas;

  2. Aumento dos custos médico-hopitalares em decorrência da inflação médica, que tem sido bem maior que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA;

  3. A ampliação do rol mínimo de cobertura, estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS);

  4. Liminares judiciais; e

  5. Frequência da utilização dos beneficiários;

Imagem: Originária do site GEAP, sem atualizações de valores de acordo com os acordos homologados entre GEAP e Anasps nos anos de 2016 e 2017.

 

Reajustes acima do esperado

A operadora informa ainda que, em relação aos planos GEAP Referência Vida (14,41%), GEAP Para Você – PE (30,74%) e GEAP Saúde Vida (45,58%), que tiveram reajuste acima do esperado, esta ação se deu por conta da relação entre as receitas e despesas com a cobertura assistencial, ou seja, o valor arrecadado não foi suficiente para custear as despesas dos planos, gerando a necessidade de buscar reequilíbrio-financeiro.

A Anasps em defesa do associado

Cientes da atual situação a Anasps informa que já está avaliando os questionamentos sobre a judicialização e tão logo tenhamos uma conclusão, divulgaremos em nossos canais de comunicação.

Previdência Social