Queda no número de acidentes de trabalho

Uma reportagem divulgada pelo jornal O Globo, informa que com a recessão de 3,8% em 2015, os números de acidente de trabalho reduziram. Segundo a reportagem, houve queda de 14% nas ocorrências. Foram 612.632 casos, o que significa uma redução de quase mil pessoas, quando comparado a 2014.

De acordo com alguns especialistas, a falta de registros de acidente de trabalho e a não recessão ou melhoria das condições de segurança das empresas, poderiam ser as principais explicações para essa queda.

A médica e pesquisadora da Fundacentro, órgão de pesquisa em segurança e saúde vinculado ao Ministério do Trabalho, Maria Maeno, não crê em melhoria na segurança. “Num panorama heterogêneo, como é o do Brasil, as reduções de acidentes e, principalmente, de doenças relacionadas ao trabalho não seriam bruscas, pois inúmeras são as causas e atividades envolvidas nesses acidentes e doenças. Acompanhamos as evoluções das condições de trabalho e podemos afirmar que nada significativamente positivo aconteceu nos últimos dois ou três anos”, disse.

 

Previdência Social