Quase 800 peritos devem deixar a ativa

Mesmo apresentando déficit serviços não serão afetados

Byanca Guariz

 

Estimativas da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) indicam que 20% dos médicos peritos do órgão podem deixar a ativa em 2019, o que pode ser prejudicial e provocar um apagão nas agências. Caso esse total deixe a ativa, o órgão poderá perder 800 dos 3.700 que ainda atuam em todo o país.

Ao ser questionado sobre a situação dos trabalhos, se as perícias iriam ser prejudicadas, o presidente da Associação, Francisco Lopes Cardoso Alves, em entrevista ao Jornal Extra, destacou que tudo seguirá o ritmo e nada será prejudicado. Segundo ele, a melhor gestão da fila para agendamento de perícias otimizou o atendimento aos segurados nos últimos anos. “Houve uma eficiente gestão da fila de agendamento de perícias médicas no INSS nos últimos anos. Para ter uma ideia, mesmo com 20% no aumento dos agendamentos, nos últimos três anos conseguimos reduzir a espera por atendimento de 50 para 20 dias”, disse.

Os dados não são alarmantes apenas na perícia médica. A falta crônica de servidores tem preocupado o segurado, que precisa enfrentar uma peregrinação em busca de atendimento. A partir do ano que vem, dos 33 mil servidores que atuam na autarquia, 55% já possuem condições para adquirir a aposentadoria, e se esses profissionais decidirem deixar a ativa, a autarquia poderá perder 18.150 trabalhadores de uma só vez.

 

INSS DIGITAL

Com o objetivo de melhorar o atendimento dos segurados, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implantou o INSS Digital – uma nova forma de atender. Através dessa modalidade de atendimento os segurados não precisam se deslocar até uma agência. Todos os serviços são ofertados de forma digital através do site:meu.inss.gov.br.

Por meio do Meu INSS já é possível o envio dos documentos necessários para reconhecimento do seu direito. Com o objetivo de destacar a praticidade dos serviços, a Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Secom) em parceria com o INSS lançou a campanha nacional: “Meu INSS. Precisou? É pra já!”. A veiculação ficará disponível nos transportes públicos, rádios, redes sociais e portais de notícias até o final deste mês.

 

Previdência Social