Prova de vida: servidor, atenção para não perder o prazo!

A prova de vida é um procedimento previsto em lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos e deve ser feita uma vez por ano, no mês do aniversário do beneficiário. A prova de vida do servidor público federal deve ser realizada por aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis e seus pensionistas.

Avise seu colega para não perder o prazo!

Como realizar a prova de vida

Existem duas formas de realização da prova de vida e a escolha é do beneficiário.

– Por meio de aplicativo ou celular

Para realizar a prova de vida digital, o beneficiário precisa ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran); e ter instalado em seu celular os aplicativos Sou.gov.br e Gov.br.

O procedimento será iniciado pelo Sou.gov.br e, em seguida, deverá ser realizada a validação facial no aplicativo Gov.br. Todas as etapas serão indicadas na tela do celular, através do serviço Prova de Vida disponível no aplicativo. Depois, o beneficiário deverá acompanhar a situação da comprovação de vida pelo aplicativo Sou.gov.br.

– Comparecer presencialmente

Nesse caso, é necessário que o beneficiário compareça a qualquer agência do banco onde receba o pagamento, portando documento de identificação com foto e realizar o procedimento.

Independentemente do canal em que foi realizada a comprovação de vida, o beneficiário pode acompanhar a situação no SouGov.br, tanto pelo aplicativo, quanto pelo computador. Em qualquer um desses canais é possível obter o comprovante e receber notificações para lembrar o prazo da realização da prova de vida.

Caso o servidor esteja impossibilitado de comparecer à agência bancária ou realizar a prova de vida digital, deverá entrar em contato com a Unidade de Gestão de Pessoas do órgão ao qual está vinculado para demais orientações.

IMPORTANTE: A não realização do procedimento dentro do tempo hábil implicará na SUSPENSÃO do pagamento, que só será retomado após sua concretização dentro do tempo máximo de 60 dias.

No Acordo de Cooperação Técnica da Anasps com o INSS, você encontra a atividade de Regularização da Prova de Vida e em situação excepcional poderá apresentar sua documentação para que nossa equipe o ajude a resolver o problema.

Nosso ACT disponibiliza como serviços para você:

– Recadastramento situações excepcionais;

– Reativação de Benefício Suspenso por falta de recadastramento.

Entre em https://www.anasps.org.br/divulgacao-act/ e verifique os serviços disponíveis.

Para maiores esclarecimentos, entre em contato pelo e-mail anasps@anasps.org.br e WhatsApp (61) 3322-4807. Estamos esperando por você!

Associe-se à Anasps e tenha acesso a esse e outros benefícios de forma gratuita. Você servidor público, é a peça principal da nossa associação! Faça parte de nossa família hoje mesmo. Clique no link: https://filie-se.anasps.org.br/ e filie-se!

 

 

 

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