Protesto contra aumento de 300% na contribuição de plano da Previdência

Participantes de um dos planos de previdência do Fundo Banespa de Seguridade Social (Banesprev) protestaram ontem na Comissão de Direitos Humanos (CDH) contra a cobrança de contribuições extras para cobertura de déficit e pagamento de aposentadorias futuras.

Segundo informações divulgadas pela Agência Senado, os beneficiários alegaram que os integrantes do chamando Plano 2 estão sendo obrigados a arcar com o aumento de cobranças muito acima do esperado.

O representante da Associação dos Funcionários Aposentados do Banespa (Afabesp), Eros Autorio de Almeida, disse que o problema é causado principalmente pela recusa do Santander em pagar o chamado serviço passado, que permitiria a quitação dos prejuízos do Plano 2, quando passou a receber beneficiários do Plano 1.

Segundo afirmou o representante do Santander, que atua no Jurídico do banco, Alessandro Tomao, a empresa vem honrando seus compromissos, depositando suas contribuições extraordinárias em dia, e nunca se opôs às definições dos participantes do fundo previdenciário.

Diante do impasse, o presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), propôs que as partes realizem uma nova rodada de negociação nos próximos 15 dias para tratar do pagamento do serviço passado, com a intermediação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Para mais informações acesse:
http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/11/17/aumento-de-mais-de-300-na-contribuicao-de-plano-de-previdencia-leva-beneficiarios-a-cdh

 

 

Previdência Social