Proposta de reforma exige mais 10 anos de contribuição

De acordo com matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo, além de ter a idade mínima de 65 anos, o trabalhador terá que contribuir pelo menos 25 anos com a Previdência Social, para ter direito a aposentadoria, se a proposta de reforma da Previdência for aprovada pelo Congresso.

De acordo com a matéria, para ter direito ao benefício integral, o trabalhador precisará somar 45 ou 50 anos de contribuição (por meio de carteira assinada ou contribuição individual).

Entre as propostas que estão sendo estudadas para a reforma da Previdência, estão a regra de transição, idade mínima para a aposentadoria, além de um pedágio para completar a idade que falta para a aposentadoria. Além disso, está sendo estudada a possibilidade de cobrança de uma contribuição mínima individual do trabalhador rural.

O objetivo da reforma é conter o crescimento dos gastos da Previdência Social. O rombo no sistema deve alcançar neste ano R$ 149 bi com o pagamento de aposentadorias do setor privado e R$ 90 bi com o regime dos funcionários públicos.

O Palácio do Planalto deve fechar a proposta de reforma nos próximos dias e discuti-la com as centrais sindicais e líderes aliados, antes de encaminhar ao Congresso.

 

Previdência Social