Proposta de reforma da Previdência segue em ritmo acelerado

O presidente Michel Temer presidiu ontem, uma rodada de reuniões, determinado a colocar um ponto final no texto da proposta de reforma da Previdência Social. O governo não definiu uma data de envio da proposta ao Legislativo. No entanto, para dar um sinal ao mercado e aos investidores, o presidente decidiu que o texto deve seguir ao Congresso antes do recesso dos parlamentares. As informações foram divulgadas pelo jornal Valor Econômico.

O governo conta com medidas de apelo popular – como a proposta para tornar mais rígidas as regras para aposentadoria de políticos – para neutralizar a rejeição da maioria da população à reforma previdenciária.

Outros temas como, regras de transição, idade mínima para a aposentadoria, pedágio (ou seja, um tempo que completaria a idade que falta para se aposentar), contribuição mínima individual do trabalhador rural, também estão sendo discutidas.

Segundo o presidente Temer, a reforma da Previdência não irá retirar direitos já adquiridos pelos trabalhadores e nem prejudicará quem está trabalhando.  

Ainda segundo o presidente, após a aprovação PEC 55/2016 e da reforma da Previdência, o próximo passo para garantir a sustentabilidade do crescimento econômico e reduzir a burocracia no país será focar na reforma trabalhista, que atualmente encontra-se sob estudo de setores da sociedade civil. 

Previdência Social