Proposta de reforma da Previdência deve ser enviada no dia 30

O governo pretende enviar a proposta de reforma da Previdência ao Congresso no próximo dia 30. A data é a última sexta-feira antes das eleições e serve para atender todos os aliados.

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, comandou uma reunião com técnicos para tentar arredondar o texto que será entregue ao presidente.

Segundo Padilha, a manutenção do modelo atual é insustentável. A aposentadoria rural respondeu por 2% da receita, e 22% da despesa da Previdência Social no ano passado. O ministro observa que o formato atual prescreveu, já que o agronegócio atualmente é uma “indústria poderosa”, que tem capacidade para passar a contribuir para os cofres previdenciários.

Entre as propostas que estão sendo estudadas estão a regra de transição, idade mínima para a aposentadoria, além de um pedágio para completar a idade que falta para a aposentadoria. Uma das propostas que pode ser inserida para ajudar a reduzir o rombo é acabar com a isenção da contribuição previdenciária das empresas exportadoras. Além disso está sendo estudada a possibilidade de cobrança de uma contribuição mínima individual do trabalhador rural.

 

Previdência Social