Proposta de idade mínima pode amenizar desigualdade regional

Um estudo do consultor do Senado Federal, Pedro Nery, aponta que a fixação de uma idade mínima de 65 anos para todas as aposentadorias no Brasil, que está sendo proposta na reforma da Previdência, pode amenizar a desigualdade regional na concessão de benefícios.

Ainda segundo o estudo, hoje, mais de 20% dos trabalhadores das Regiões Sul e Sudeste se aposentam por tempo de contribuição, muito antes da idade mínima proposta, e usufruem do benefício por mais tempo, uma vez que têm expectativa de vida maior. Já no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, os trabalhadores se aposentam com uma idade média entre 63 e 64 anos, próximo ao que o governo apresentou na reforma da Previdência.

O estudo mostra ainda que a diferença da expectativa de vida de uma pessoa aos 60 anos e a idade média de aposentadoria permite aos aposentados dos Estados mais ricos usufruírem do benefício por muito mais tempo: 25 anos na Região Sul, ante 16 anos na Região Norte. Para o consultor, a idade mínima de 65 anos vai diminuir essa distorção ao afetar principalmente os beneficiários que se aposentam antes e vivem mais.

Previdência Social