Projeto proíbe carro novo movido a gasolina e diesel a partir de 2060

Começou a rodar no Senado projeto de lei que proíbe a venda de veículos novos com motor a combustão a partir do ano de 2060. O projeto prevê mudança gradual: a partir de 2030, 90% dos veículos vendidos poderão ter tração automotora por motor a combustão. O percentual passará para 70% em 2040 e para apenas 10% em 2050. Dez anos depois, a proibição será total. A frota nacional de veículos passou de 32 milhões em 2001 para 93 milhões em 2016.  países como França, Reino Unido, Áustria, Noruega e Holanda já estão planejando proibir a venda de carros novos a diesel ou gasolina em um futuro próximo. França e no Reino Unido, por exemplo, anunciaram o fim da venda de carros a diesel e gasolina a partir de 2040; na Noruega, a previsão é 2025.

 

Memorando

As Santas Casas, vão meter o garfo no dinheiro do FGTS. A estória vem desde 1974. Todos os anos as Santas Casas entram em crise. Trata-se de um problema de gestão. As filantrópicas têm isenção patronal. As Santas Casas, não têm isenção patronal nem dos empregados. Nunca houve quem fizesse as santas Casas pagar o INSS. O dinheiro que vai para as Santas Casas virá pó, desaparece.

 

Serrote

Frei Paulo pede que seja revisto tudo que foi feito no governo Temer na área de mineração. Há suspeita de muita trampa. A criação do Código de Mineração e da Agência Nacional de Mineração e os indicados para a Agência preocupam. Se for mantido o padrão ético (kkk) e moral (kkk) da ANTT, a bandalheira já nasce oficializada e bençoada pelo MDB.

 

Mirante

  • O senador Renan Calheiros (MDB/AL) afirma que tem 40 votos para se eleger presidente do Senado. Precisaria de 41. Já Rodrigo Maia (FDEM/RJ) afirma que tem 257 votos para se eleger presidente da Câmara. Resta saber se combinaram com Putin…Renan já bateu de frente com o senador Bolsonaro.
  • O deputado Capitão Augusto (PR/SP) está em campanha para suceder a Rodrigo Maia. Trabalhando na sombra do Centrão e do baixo claro, o Capitão Augusto, reeleito com 242.327 votos, que integra a República dos Capitães – afirma que está em campanha e que tem o apoio de Eduardo Bolsonaro. Portanto, está falando também com os russos.
  • Em 2018, até agosto, o INSS recebeu 6 milhões 686 mil e 982 pedidos de benefícios. Foram concedidos 3 milhões 392 e 413 benefícios. Foram indeferidos 2 milhões 634 mil 573, sendo 1 milhão 658 mil 949 por incapacidade e 975 mil 624 previdenciários. Apesar do desmanche do INSS, os servidores reagem.
  • Os congressistas estão derrubando os vetos de Temer. Em 2017 deitaram e rolaram na derrubada dos vetos nos Refis dos Estados e Municípios, no Refis dos empresários, no Refis do Funrural e no Refis do Simples e das MEI. Foram quase R$ 600 milhões de perdão a conhecidos caloteiros, alguns deles reeleitos e com imunidade.

Central dos Servidores

  • Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), do Senado, aprovou após sabatina, as indicações de Tasso Mendonça Júnior, Eduardo Araújo de Souza Leão e Tomás Antônio Albuquerque de Paula Pessoa Filho para diretores da Agência Nacional de Mineração (ANM). Vejam quem é ligado a mineradoras…
  • É oficial: dos 251 deputados federais reeleitos, 161 obtiveram menos votos neste ano do que na eleição anterior, e 90 tiveram mais votos. O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o mais votado do País teve maior votação em relação à eleição passada (2.142%). A deputada que mais perdeu votos de uma eleição para outra foi Clarissa Garotinho (Pros-RJ), que teve (89%) a menos de votos, seguida de Jean Wyllys (PSol-RJ), que teve 83% a menos.
  • Estão querendo colocar o Supremo nos trilhos. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou, o Projeto do deputado André Figueiredo (PDT-CE), que estabelece prazo de 180 dias para o julgamento de mérito do Supremo Tribunal Federal (STF) depois de concessão de medida cautelar. O relator, deputado Chico Alencar (PSol-RJ), apresentou parecer favorável e acrescentou a possibilidade de prorrogação desse prazo por mais 180 dias. 1 ano!
  • Perguntar, ofende? O Sr. Eduardo Paes candidato a governador do Rio de Janeiro, poderia dizer para onde mandou as gigantescas vigas da Perimetral, no Cais do Porto. Poderia explicar por que toda a brita dos estádios olímpicos foi fornecida apenas pelo deputado Piciani.

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A senadora Ione Guimarães (PTB-GO) afirmou no Senado que há uma demanda frustrada de mulheres por laqueaduras na rede pública de saúde. Ela pediu apoio ao Projeto de lei do Senado (que altera a Lei de Planejamento Familiar ampliando as condições de esterilização voluntária. Uma laqueadura no SUS está demorando oito meses.


Jb Serra e Gurgel
imprensa.serra@anasps.org.br

Previdência Social