Programa verde amarelo estima criar 4 milhões de empregos até 2022

O governo federal estima criar 4 milhões de empregos até 2022 com ações que incluem o programa “verde amarelo” que reduz impostos para a contratação de jovens de 18 a 29 anos. A iniciativa deve ser responsável pela abertura de 1,8 milhão de vagas em um prazo de três anos.

Como forma de incentivar as empresas a contratar estes trabalhadores, o governo vai retirar ou reduzir algumas obrigações patronais da folha de pagamento. Os empregadores não precisarão, por exemplo, pagar a contribuição patronal para o Instituto Nacional do Seguro Social (de 20% sobre a folha), as alíquotas do Sistema S e do salário-educação.

Na mesma MP, que cria o emprego verde e amarelo, é instituído o programa de Habilitação e Reabilitação Física e Profissional, Prevenção e Redução de Acidentes de Trabalho. O programa visa financiar o serviço de habilitação e reabilitação profissional prestado pelo INSS. Com a medida, o governo federal espera reinserir no mercado formal de trabalho até 2022, 1,25 milhão de trabalhadores que estavam afastados do trabalho devido algum acidente ou adoecimento grave. 

Informações, IstoÉ Dinheiro e Secretária de Trabalho do Ministério da Economia 

 

Previdência Social