Programa de Proteção ao Emprego evitou mais de 2 mil demissões

Cerca de R$ 2 mi foram repassados pelo governo aos trabalhadores beneficiados

Com a crise econômica e as crescentes demissões, levaram cerca de 100 empresas de todos os setores a aderirem ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE).

Segundo informou a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT), do Ministério do Trabalho e Previdência, nos últimos dois meses ocorreram aproximadamente 30 novas adesões ao programa.

A Secretaria destacou que mesmo diante quedas na produção do Polo Industrial de Manaus (PIM), especialmente no setor de duas rodas, a previsão é de 4 mil demissões até o final desse ano. Pelos dados da Secretaria, somente cinco empresas da Zona Franca de Manaus aderiram ao programa. São elas: Yamaha Componentes, Yamaha Motor da Amazônia, Fuca-pi (Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica), Genis Equipamentos de Ginástica e mais recentemente a empresa de componentes Robertshaw.

Por terem sido incluídas no programa, as cinco empresas de Manaus deixaram de demitir 1.989 trabalhadores. Por outro lado, o governo federal repassou quase R$ 2 mi aos trabalhadores amazonenses beneficiados.

O que é? O PPE tem o objetivo auxiliar os trabalhadores na preservação do emprego em momentos de retração da atividade econômica, além de favorecer a recuperação econômico-financeira das empresas, sustentar a demanda agregada durante momentos de adversidade, facilitando a recuperação da economia e estimulando a produtividade do trabalho.

 

Previdência Social