Profissionais de saúde têm direito a aposentadoria especial

Os profissionais que exercem atividade no setor da saúde e que contribuem para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tem direito a aposentadoria especial.

Segundo informou o advogado e especialista em Direito Previdenciário, João Badari, esses profissionais têm direito ao benefício, pois estão em exposição permanente de algum agente nocivo à saúde.

O especialista explica que esses profissionais, na condição de segurado do INSS, ou na condição de funcionário público federal, estadual, distrital e municipal, que tem regime previdenciário próprio, poderão requerer a sua aposentadoria especial aos 25 anos de atividade.

“A lei garante esse tipo de aposentadoria para aqueles segurados que atuaram por 25 anos em hospitais, laboratórios, ambulatórios e clínicas, e tenham sido expostos a agentes nocivos como vírus e bactérias”, disse Badari.

Essa situação, segundo especialistas, se aplica a todos os profissionais de saúde que trabalham em hospitais, UPAs, prontos-socorros, ambulatórios entre outros.

 

 

Previdência Social