Professores de universidades estaduais e federais entram em greve

Professores universitários das redes federal e estadual em mais de 30 instituições de ensino superior entraram em greve hoje (24), de acordo com o Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). Além dessas, que já declararam greve, há outras instituições indicando paralisação.

Segundo o Andes, o movimento é contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2016, que limitaria os gastos públicos à variação da inflação pelos próximos 20 anos, e contra a Medida Provisória (MP) 746/2016, que institui a reforma do ensino médio. A reação às duas medidas levou ainda a uma série de ocupações de escolas que chegou a provocar o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“O quadro muda constantemente. O número de instituições tende a aumentar porque estão ocorrendo rodadas de assembleias”, explica o secretário-geral do Andes, Alexandre Galvão.

Até a noite de ontem (23), o Andes afirmou que eram 36 instituições afetadas. Na manhã de hoje, passaram a ser 32. A definição, de acordo com o sindicato, ocorrerá até o fim desta quinta-feira, quando será divulgada uma lista atualizada com os nomes dos locais em greve.

 

Previdência Social