Problemas da Previdência brasileira é tema de debate

A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, da Câmara dos Deputados, debateu ontem os problemas da Previdência Social brasileira. Temas como saldo negativo, idade média de aposentadoria, empresas devedoras e desonerações fizeram parte das discussões.

Durante a audiência, o representante do Tribunal de Contas da União (TCU), Fábio Granja, afirmou que o saldo da Previdência é negativo em quase R$ 86 bi. E relatou que a tendência é piorar já que a população vive cada vez mais, e tem menos filhos.

Granja destacou, que se em 2024 não houver mudanças, não haverá mais trabalhadores contribuindo para o sistema.

Outro ponto de destaque foi a idade que o brasileiro deve se aposentar. Pelos dados do governo a idade média de quem se aposenta por tempo de contribuição é 54 anos e meio. Para Granja, esse é um dos pontos que causa mais impacto nas contas. “O Brasil, é um dos poucos países que ainda tem aposentadoria por tempo de contribuição, sem nenhum tipo de controle de idade. Na informação que temos, só existem três outros países que possuem o mesmo tipo de aposentadoria, Irã, Iraque e Equador”, finalizou.

O presidente da comissão, deputado Roberto Lucena (PV-SP) alegou que sete em cada dez brasileiros estão cobertos pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS). “São mais de 52 mil contribuintes e 32 mil aposentados e pensionistas”.

Outros debates sobre a reforma da Previdência serão realizados no Distrito Federal, antes da proposta de mudança na lei chegar ao Congresso Nacional. A intenção da comissão é colher sugestões e ideias para informar a população e parlamentares.

 

Previdência Social