Primeiro lote do IR 2016 é pago hoje

A Receita Federal deposita hoje, o primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física de 2016 (ano-base 2015). Serão pagos ainda as restituições de lotes residuais de 2008 a 2015.

Segundo a Receita Federal o lote de restituições inclui 1,6 milhões de contribuintes, que totalizam R$ 2,65 bi.

A restituição será feita na agência bancária indicada pelo contribuinte. O valor do pagamento é corrigido pela Selic (taxa básica de juros). Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar o site http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/ATRJO/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp ou ligar no Receitafone no número 146.

Ainda de acordo com a Receita Federal, terão prioridade idosos e pessoas que possuem alguma deficiência física, mental ou doença grave.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Caso o contribuinte não resgate o pagamento nesse prazo, deverá requerê-lo por meio da internet via formulário eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição ou diretamente no CAC – no serviço de extrato de processamento da DIRPF.

Vale lembrar que o pagamento das restituições de 2016 será feito em sete lotes. O último está programado para ser pago em dezembro.

Previdência Social