Previdência Social Rural: Potencialidades e Desafios

Aconteceu na tarde de hoje no Senado Federal um debate com a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) e a Fetags (Federação dos Trabalhadores na Agricultura), em defesa da Previdência Social Rural.

O senador Paulo Paim (PT-RS), quem preside a Comissão de Direitos Humanos (CDH) participou do debate. Foram expostos os desafios e as potencialidades da Previdência, dentre eles a tão comentada reforma, “deve acontecer sem dúvidas, mas de uma forma suave, sem prejudicar os direitos dos cidadãos”, defendeu o parlamentar.

No decorrer da reunião, a idade de aposentadoria da mulher rural foi colocada como ponto principal, onde “a mulher do campo está vivendo cinco anos a menos que a mulher urbana, devido as condições do trabalho”, comentou o senador. “Essa questão precisa de mais investigação, pois se trata de um dado importante e preocupante”.

Um dos assuntos em destaque foi a Previdência e o seu impacto na condição social do país. De acordo com a avaliação dos participantes, é de extrema importância a renda da Previdência como elemento fundamental nos municípios pobres, pois se ela não existisse a renda seria ainda mais precária.

Além disso, os dados no estudo comentado no debate citaram a consideração que o alimento que existe hoje é de qualidade e barato, porém quem o produz está no campo, onde o trabalho é de extremo esforço. Todos os assuntos levantados serão temas de discussão e aprofundamento no congresso.

Previdência Social