Previdência Social celebra 25 anos de seu setor de Inteligência

A Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), vinculado ao Ministério da Previdência Social (MPS), promoveu entre os dias 27 e 28 deste mês, o 21º Encontro Nacional de Inteligência da Previdência Social, em Brasília.

O evento marcou os 25 anos de atuação da inteligência previdenciária, setor responsável por combater fraudes contra o sistema previdenciário brasileiro. ^

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, destacou a importância do trabalho desempenhado pelo CGINP: “O setor de Inteligência Previdenciária é estratégico para a Previdência Social, que é o mais importante programa social do Brasil. Cada ação realizada pela CGINP para coibir fraudes contra o sistema previdenciário dá oportunidade aos brasileiros que de fato têm direito a um benefício”.

A CGINP tem o papel de analisar possíveis fraudes, ao descobrir irregularidades, bem como identificar e localizar pessoas, grupos ou organizações que pratiquem crimes contra o sistema previdenciário.

“O trabalho realizado pela CGINP é fundamental para a construção de um sistema previdenciário brasileiro mais célere, humano, justo e com maior credibilidade. São mais de R$ 6,5 bilhões de economia projetada nos últimos 25 anos”, declarou o secretário-executivo do MPS, Wolney Queiroz.

O CGINP atua em conjunto com a Polícia Federal, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria-Geral da União (CGU), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e demais órgãos integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN).

Previdência Social