Previdência é tema de reunião de Presidente da CUT e Mourão

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, reuniu-se com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, para apresentar as preocupações dos trabalhadores em relação à reforma da Previdência, principalmente ao modelo de capitalização, uma das principais medidas de interesse do atual governo.

Segundo Freitas, será realizada, no próximo dia 20 de fevereiro, uma assembleia nacional para construir propostas alternativas à reforma que vem sendo desenhada pela equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro (PSL/RJ).

O representante da CUT alerta que o modelo de capitalização impede que as pessoas tenham benefícios e assistência social. “Esse é um desenho que conhecemos, favorece o capital financeiro nacional e internacional, tira direitos de trabalhadores, não garante a aposentadoria. Defendemos uma Previdência pública, social, para todos, e não uma poupança para alimentar os banqueiros”, acrescentou.

Capitalização

O modelo de capitalização da Previdência é uma espécie de poupança, em que o próprio trabalhador financia sua aposentadoria no futuro. No atual modelo, as contribuições dos trabalhadores ativos financiam as aposentadorias.

 

Previdência Social