Previdência Complementar: participante pode trocar de perfil no mês de aniversário

Você é servidor público, e faz parte da Funpresp? Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal, então se liga nessa informação que pode ser útil para você.

A Funpresp informa em seu site, que, no mês do aniversário, o participante pode avaliar a escolha do Perfil de Investimentos e alterá-lo. Até o último dia útil do mês do aniversário, é possível fazer a Análise do Perfil de Investidor e decidir se permanece no mesmo perfil de 2020 ou se muda para um dos outros três. Essa possibilidade ocorre a partir do ano seguinte à adesão do servidor a um dos planos de benefícios da Funpresp – ou seja: se você aderiu em 2021, só poderá alterar no mês do seu aniversário em 2022.

É importante lembrar que a mudança de perfil não é obrigatória, sendo apenas uma possibilidade prevista nos Manuais dos Perfis de Investimentos para dar mais flexibilidade, poder de escolha e autonomia para o participante sobre o próprio futuro previdenciário. No entanto, essa alteração no seu perfil pode ocorrer caso você mude de faixa etária – se completar 41, 51 ou 61 anos. Isso porque os Perfis de Investimentos seguem o modelo Ciclo de Vida e possuem quatro faixas etárias, que são: até 40 anos (Perfil 1); de 41 a 50 anos (Perfil 2); de 51 a 60 anos (Perfil 3); e a partir de 61 anos (Perfil 4).

A decisão de trocar ou não de perfil é somente do participante, mas sempre é assessorada pela Funpresp, que fornece todas as informações necessárias para a sua avaliação. Para isso, a Fundação tem uma seção especial no site com todas as informações sobre os Perfis de Investimentos, como os manuais, um e-book e um compilado de perguntas frequentes. Além disso, também é possível acompanhar a rentabilidade mensal de cada perfil de acordo com o plano de benefícios.

*Informações, Funpresp

Previdência Social