PREVIC fortalece combate à corrupção com novo programa de integridade

O dia internacional de combate à corrupção, celebrado na última segunda-feira, é um marco global na luta contra a corrupção. Esta data faz referência à assinatura da Convenção de Mérida, firmada pela ONU em 2003, no México.

Desde então, o Brasil tem aprimorado suas práticas de integridade no setor público, com a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) se destacando como um exemplo de boa governança.

Criado em 2018, o Programa de Integridade da PREVIC tem como objetivo promover a prevenção e combate a práticas fraudulentas e ilegais. A autarquia tem se mantido com um histórico exemplar, conforme destaca o Relatório de Gestão Correcional de 2023, que aponta a ausência de ocorrências de corrupção, além do reconhecimento de sua política de integridade pelo boletim basi, publicado pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Compromisso Contínuo com a Ética

De acordo com Almir Nolêto, representante do Programa de Integridade da PREVIC, os resultados positivos são fruto de um trabalho contínuo e do esforço conjunto das diferentes instâncias da autarquia. “Temos um grande empenho em criar um ambiente seguro e ético, com campanhas educativas permanentes em parceria com auditoria interna, corregedoria, comissão de ética, ouvidoria e gestão de pessoas. Nosso foco é sensibilizar os servidores sobre boas práticas em ética, gestão de riscos e controle interno”, afirma Nolêto.

Canais de Denúncia e Transparência

A PREVIC mantém diversos canais de atendimento para garantir a transparência e a prestação de contas. A população pode fazer denúncias ou representar irregularidades por e-mail, telefone ou atendimento presencial, assegurando a integridade tanto da Superintendência quanto do sistema de fundos de pensão como um todo.

O compromisso da PREVIC com a ética e a transparência continua a ser um exemplo no setor público, contribuindo para um Brasil mais íntegro e seguro.

Saiba mais!

Previdência Social