Presidente do INSS fala sobre as ações da autarquia

Eficiência, transparência e inovação são os três pilares que serão utilizados na nova gestão

Byanca Guariz

Após assumir a presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no último mês, no lugar de Elisete Berchiol da Silva Iwai, que estava no comando da casa desde 2015, o novo presidente Leonardo Gadelha afirmou estar preparado para assumir a autarquia, como ainda manter a valorização do servidor.

Em entrevista à TV Anasps, Gadelha afirmou que a alteração do Ministério da Previdência Social, que inclui o INSS ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, ainda é um fato novo que a gestão atual está se adaptando. “Ao longo do tempo teremos uma nova visão melhor de como se deu essa incorporação, acredito que ela possa funcionar e possa trazer bons frutos”, disse Gadelha.

Na oportunidade o novo presidente aproveitou para elencar uma série de prioridades que serão implementadas na sua gestão frente ao órgão e esclareceu que vai trabalhar com três pilares, sendo eles: eficiência, transparência e inovação.

Eficiência-  pretende melhorar a remuneração dos servidores e a realização de novos concursos.

Transparência- ser transparente como ferramenta de gestão, fazendo mais com menos.

Inovação –  garantir dar mais agilidade no atendimento, procurar melhores práticas para fazer um INSS melhor, como ainda prestar um melhor atendimento que diminua o tempo de espera.

Como desafio da nova gestão, o presidente acredita que terá que trabalhar a humanização, ou seja, proporcionar melhores condições de serviço, como capacitação, remuneração e melhores estruturas no ambiente de trabalho dos servidores e prestar um melhor atendimento aos que buscam os serviços do órgão. “Se conseguirmos trabalhar esses pilares, teremos um INSS melhor”, afirmou Gadelha.

Em relação a nomeação de gerentes executivos, o presidente destacou que é necessário a exigência de três anos de experiência à frente de uma agência, para tomar decisões diretas. “Também exige que ele tenha feito uma quantidade de cursos significativos, para dar propriedades de conhecer o sistema, conhecer as inovações que estão sendo propostas pela administração central, e também permitir uma oxigenação entre os quadros do INSS”.

“Trabalho, muito trabalho. Essa é a novidade que os servidores do Instituto podem esperar para os próximos meses”, ressalta o presidente que é natural de Brasília, administrador de empresas e ex-deputado federal.

A entrevista com o presidente Leonardo Gadelha estará disponível amanhã na programação da Anasps TV.

Previdência Social