Foto: José Cruz
O governo interino deve apresentar hoje aos sindicalistas, uma proposta de reforma da Previdência. O ministro da Casa Civil Eliseu Padilha é o responsável por realizar a reunião.
A reforma que o governo pretende propor inclui a redução na diferença de tempo de contribuição e idade para a aposentadoria de homens e mulheres. Além disso, a equipe econômica pretende estabelecer uma idade mínima para as aposentadorias.
Ainda no encontro, serão apresentadas as linhas gerais do que o governo considera o mínimo que deve ser feito, enquanto as discussões devem focar nos pontos consensuais.
Contudo, o governo não deve encaminhar uma proposta de reforma da Previdência ao Congresso Nacional antes do Senado votar o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.
Apontada como a principal medida para recolocar as contas públicas em dia e tentar diminuir as despesas obrigatórias, o governo tem apostado incessantemente na reforma da previdência. Considerando que houve um aumento significativo na expectativa de vida do brasileiro, no sistema como está, as contas não fecham.