Prazo para sacar o PIS/Pasep termina dia 30

Mais de 1,6 milhão de trabalhadores ainda não sacaram o dinheiro

Os trabalhadores que ainda não sacaram o PIS/Pasep, devem ficar atentos. O prazo para sacar o abono, termina na próxima quinta-feira (30). O benefício corresponde a um salário mínimo (R$ 880) e pode ser retirado em uma Agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.

De acordo com o Ministério da Previdência Social (MPS) mais de 1,6 milhão de trabalhadores ainda não sacaram o benefício. Segundo o último balanço divulgado pelo Ministério foram pagos R$ 18,3 bi para mais de 22 mil trabalhadores, o que correspondente a uma taxa de cobertura de 93,7%. O MPS declarou que medidas estão sendo tomadas para informar os beneficiários sobre o direito de saque.

O dinheiro é garantido para as pessoas cadastradas no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de atribuição do benefício e que exerceram atividade remunerada pelo menos durante 30 dias em 2014.

Mas antes de sacar o dinheiro, o MPS informa que o trabalhador deve conferir se o abono não foi depositado diretamente na conta. Caso contrário, os cadastrados no PIS devem comparecer em uma agência da Caixa Econômica Federal ou Casa Lotérica com cartão e senha cadastrados. Caso o trabalhador não tenha o cartão, pode apresentar um documento de identificação. Já para os participantes do Pasep, após verificar se houve o depósito, devem ir até uma agência do Banco do Brasil, levando um documento com foto, para retirar o benefício.

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) são contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas jurídicas, com o objetivo de financiar o seguro-desemprego e o abono salarial. O PIS é destinado aos funcionários de empresas privadas regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e o Pasep para funcionários públicos.

 

Previdência Social