Prazo para revisão de benefícios é de dez anos, lembra INSS

A revisão de benefícios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) visa corrigir informações incorretas em pagamentos previdenciários. Este serviço pode ser solicitado pelo próprio beneficiário, seu representante legal, por sentença judicial ou pelo INSS para retificar dados errôneos. Entre as possíveis revisões estão ajustes no valor do benefício, tempo de contribuição, e inclusão, alteração ou exclusão de dependentes. O prazo para solicitar a revisão é de dez anos.

Portanto, em 2024, o prazo para aposentados de 2014 expira, uma vez que a contagem começa um mês após o recebimento do primeiro benefício. Por exemplo, se uma pessoa começou a receber seu benefício em agosto de 2014, seu prazo para solicitar revisão termina em setembro deste ano.

Para solicitar a revisão, o aposentado ou pensionista deve reunir todos os documentos necessários para comprovar as informações a serem corrigidas. As solicitações podem ser feitas remotamente através da Central 135 ou pelo aplicativo ou site Meu INSS. Para acessar a plataforma, é necessário ter um cadastro no Portal Gov.br, com login e senha.

Previdência Social