Prazo de migração de regime previdenciário para servidores termina amanhã

Termina nesta quarta-feira (30) o prazo para que servidores federais do Poder Executivo realizem a migração do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) para o Regime de Previdência Complementar (RPC). A mudança vale para aqueles que ingressaram no serviço público antes de 2013 e é opcional.

A migração pode ser feita tanto pelo Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe) ou pelo SouGOV.BR. Ao migrar, o servidor também adere à Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público do Poder Executivo (Funpresp).

Ao optar pela migração, os servidores terão direito ao Benefício Especial (BE), uma indenização que corresponde a todo o período de contribuição para a previdência, acima do teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), atualmente em R$ 7.087,22.

O procedimento é irrevogável, portanto, os servidores devem calcular os valores de aposentadoria e analisar demais questões como tempo e expectativa salarial antes de migrar ao RPC. No site da Funpresp, é possível utilizar um simulador para conferir se a migração será vantajosa em cada caso.

*Com informações do jornal Correio Braziliense

Previdência Social