Prazo de entrega da Rais é até 5 de abril

A declaração da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2018 deve ser entregue até o dia 5 de abril. A punição para quem não entregar no prazo ou fornecer informações incorretas será uma multa que varia de R$ 425,64 a R$ 42.641,00.

Segundo o Ministério da Economia, até segunda-feira (25), mais de 4,5 milhões de estabelecimentos já fizeram a declaração, o que corresponde a 50% do total registrado no ano passado. Segundo o coordenador de Cadastros Administrativos do Ministério da Economia, Silvano de Jesus, a expectativa é de que seja o mesmo número de empresas declarantes do ano anterior, variando pouco.

O objetivo da Rais é que as empresas forneçam informações detalhadas ao governo federal sobre os empregadores e trabalhadores formais.

 

Quem deve declarar

Todas as pessoas com CNPJ ativo na Receita Federal até 31 de dezembro de 2018, com ou sem empregados. A obrigatoriedade existe mesmo que o CNPJ tenha ficado ativo por apenas um dia durante o período.

Os Microempreendedores Individuais (MEI) só precisam declarar se tiver algum empregado.

 

Como é feita

A declaração da Rais pode ser feita pela internet. A relação dos documentos necessários para preenchimento e entrega está disponível no site www.rais.gov.br

 

 

Previdência Social