Portal facilita navegação dos usuários aos serviços do SUS

portal do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), do Ministério da Saúde, está com um novo layout e mudanças na estrutura que facilitam a navegação dos usuários aos serviços e informações relacionadas ao SUS. 

As alterações realizadas permitem mais rapidez e melhor acessibilidade para o público do portal, que são os gestores, profissionais de saúde, pesquisadores, professores, universitários e a população em geral. Os dados de saúde disponíveis no portal são acessados também por profissionais de TI, que desenvolvem sistemas que devem funcionar com os sistemas e aplicações desenvolvidos para o SUS.

O portal do Datasus disponibiliza informações do Cartão Nacional do SUS, validador de certificado de vacinação e acesso aos Sistemas e Aplicativos de processamento de dados do SUS, com descrição sumária, principais objetivos e configuração mínima de equipamento para sua utilização. Nele também é possível verificar dados de Imunizações, Nascidos Vivos e Mortalidade; registro e informações do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES –  referentes aos estabelecimentos, recursos físicos e recursos humanos.

A mudança é estabelecida pelo Decreto 9.756/2019, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro durante a cerimônia que marcou os primeiros 100 dias de governo, em abril de 2019.

 

*Com informações Ministério da Saúde 

 

Previdência Social