Portabilidade de crédito reduziu taxas de juros, afirma BC; consignado dos servidores foi um dos mais beneficiados

O Banco Central (BC) divulgou um trecho do Relatório de Economia Bancária denominada “A Portabilidade Aumentou a Competição Bancária?”, constatando que a portabilidade de crédito contribuiu para a redução da taxa de juros, instituída em 2006 e aplicada desde 2013. Segundo o estudo, a maioria dos pedidos é referente à modalidade de crédito consignado: mais de 99,9% dos pedidos efetivados e 97,9% do saldo, em média, entre maio de 2014 e dezembro de 2016, são da modalidade de crédito consignado.

Os juros menores registrados foram do consignado para servidores públicos, ainda que a modalidade para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social não tenha tido mudanças significativas nas alíquotas: “Observamos que não houve redução de juros estatisticamente significante para a subamostra de aposentados do INSS que tomaram um empréstimo consignado no período investigado. Contudo, para a subamostra de funcionários públicos, observamos redução dos juros entre 2,0 e 3,3 pontos percentuais, ou aproximadamente 11% da taxa de juros anteriormente paga e 15% do spread médio do consignado”, afirma um trecho do estudo.

Depois de mais uma subdivisão, o estudo detectou que a redução dos juros dos servidores ficou entre 3,8 e 7,0 pontos percentuais, a depender da especificação, o que faz da categoria aquela que teve a maior redução dos juros por conta da portabilidade.

O relatório completo será divulgado pelo Banco Central nesta terça-feira (6).

 

Previdência Social