Portabilidade de consignado pode ser alternativa para segurados do INSS economizarem; entenda

Diante do atual cenário econômico que o país se encontra, aumento de itens de consumo básico e inflação alta, é natural que os brasileiros estejam em busca de alternativas para economizar. Em busca do melhor custo benefício, fazer a portabilidade do consignado pode ser uma alternativa para os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que estão em busca de um alívio nas contas.

Há possibilidade de aposentados e pensionistas conseguirem reduzir a quantidade de parcelas e até mesmo as taxas de juros, segundo a economista e professora do Ibmec RJ, Ana Beatriz Moraes.

“Como a portabilidade aumenta a competição entre os bancos, melhores condições ou taxas podem favorecer o segurado em termos de redução da parcela e dos juros. A portabilidade só costuma ser benéfica se a instituição que vai assumir o contrato oferecer taxas de juros mais baixas”, explicou.

Como solicitar a portabilidade

Para solicitar a portabilidade requer atenção, o segurado precisa saber o valor que está devendo, pesquisar as melhores condições e taxas de outros bancos e levar em consideração também a contraproposta do banco de origem. Decidindo seguir com a transferência, o consumidor deve formalizar o pedido e aguardar os procedimentos. 

*Com informações, O Dia

Previdência Social