Por medo da reforma, solicitação de aposentadoria bate recorde

Dados do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, mostram que 2016 tem registrado um recorde entre os funcionários que pedem aposentadoria. E o motivo para isso, são as propostas que o governo Temer está elaborando para a reforma da Previdência.  As informações foram divulgadas pelo jornal El País.

Entre janeiro e agosto foram 11.635, uma média mensal de 1.939. É a maior média mensal desde 2003, quando ocorreram as últimas mudanças na Previdência Social.

Na iniciativa privada, dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também demostraram um aumento nos pedidos. De acordo com informações contidasno Boletim Estatístico da Previdência Social, em agosto deste ano, 4,8 milhões de benefícios foram concedidos pelo INSS.

Especialistas em Previdência já esperavam por essa corrida pela aposentadoria. Na avaliação do presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), Vilson Romero, as mudanças propostas têm preocupado o trabalhador.

“Ameaça de mudanças é sempre na direção de novas exigências. Amedronta o trabalhador que vai em busca de um mínimo garantido de recursos para sua sobrevivência”, acrescentou.

A professora do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB) Maria Lúcia Lopes da Silva diz que a PEC 55/2016 do Teto de Gastos, que tramita no Legislativo, já limitava os benefícios aos servidores públicos ao prever congelamento de contratações e aumentos, caso o limite de despesas não for respeitado.

“Nesta conjuntura complexa, em que tantos direitos estão sendo eliminados sem qualquer consideração e respeito para com aqueles aos quais se destinam, o anúncio de mais perdas de direitos é mais do que uma ameaça, é uma sentença. Escapar dela é a meta de todos os que se sentem ameaçados”, disse

Previdência Social