População idosa deve triplicar até 2050

Uma publicação divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que, em 40 anos, a população idosa vai triplicar no Brasil, passando de 19,6 milhões (10% do total), em 2010, para 66,5 milhões de pessoas em 2050 (29,3%).

As estimativas são de que a virada da população acontecerá em 2030, quando o número absoluto e o porcentual de brasileiros com 60 anos ou mais de idade vão ultrapassar o de crianças de até 14 anos.  Nesse ano, os idosos já representarão 29,4% contra 14,1% de crianças e adolescentes no total da população.

Essa elevação implicará mudanças profundas em políticas públicas de saúde, assistência social, Previdência, entre outras.

A publicação mostra ainda que daqui a 14 anos, os idosos chegarão a 41,5 milhões (18% da população) e as crianças serão 39,2 milhões, ou 17,6%.

A obra denominada:  “Brasil, uma visão geográfica e ambiental do século XXI”, é dividida em nove capítulos que abordam pontos relevantes da realidade nacional contemporânea reinterpretados pela análise geográfica.

O segundo capítulo é marcado por uma análise dos efeitos de fenômenos, como o aumento da expectativa de vida do brasileiro e a redução da taxa de fecundidade.

O livro destaca que o processo de envelhecimento da população, deve ser encarado, não só como um dos maiores triunfos do País, mas também como um desafio, uma vez que vem originando aumento das demandas socioeconômicas e, sobretudo, na área de saúde.

Para ter acesso a publicação entre na página: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97884.pdf

Previdência Social