Polícia Federal combate a corrupção que não para de crescer

A polícia Federal vem ampliando gradativamente o combate à corrupção. Foram 13 operações em 2013; 54 em 2014; 73 em 2015; 152 em 2016; 286 em 2017 e apenas 35 em 2018. Pisaram no freio, apesar de que há ladrões circulando impunes em Brasília. O número de prisões também cresceu, passando de 325 em 2013; 279 em 2014; 284 em 2015; 524 em 2016; 534 em 2017 e 118 em 2018. Parou um pouco. Por enquanto apenas os juízes Sérgio Moro e Bretas se especializaram em pedir as prisões. Os juízes de Brasília e de São Paulo dão uma no cravo e outra na ferradura. Em muitos dos estados, Ministério Público e Polícia Federal fingem que existem. A impunidade é regra de ouro.

 

Memorando

Ninguém fala nem comenta, mas está mantida na proposta de Orçamento de 2019 a reserva de recursos para o reajuste de 16% no salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), aprovado pelos próprios magistrados. Segundo Eduardo Guardia, ministro da Fazenda e Temer, o Executivo não tem competência para definir, ou não o reajuste salarial dos outros Poderes. O que foi brecado foi o aumento dos servidores (MP 765/16. 805/17 e 849/17) que custaria R$ 4,7 bilhões.

 

Serrote

Você acredita que Henrique Meirelles, ministro da Fazenda de Temer, que foi por anos presidente do Conselho de Administração da JBS, não sabia o que se passava na empresa? Desconhecia o caudaloso rio de corrupção? Logo ele, que criou o Banco Digital da JBS? Nunca desconfiou de nada? Acredita em Saci Pererê? Em mula sem cabeça?


Mirante

Algumas ações aguardadas pelo país para o dia 2 de janeiro, quarta-feira: 1) Mandar Lula para um presídio em São José dos Pinhais, com cela de luxo. Polícia Federal não é presídio para se cumprir pena; 2) Demitir todos os comissionados, terceirizados e temporários; 3) Manter os terceirizado de serviços gerais, porteiro, ascensorista, cafezinho, segurança, etc. 4) Acabar com as moedas de troca de apoio político: loterias, Banco do Brasil aqui e Caixa Aqui, agências dos correios terceirizadas, alugueis, terceirização de mão de obra, agências de viagens etc. 5) Restabelecer o contracheque dos servidores públicos civis, ativos e inativos; 6) Zerar o Imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais; 7) Restabelecer o contracheque dos servidores civis; 8) Obrigar que as teles, os cartões de crédito, operadoras de teve, seguro saúde, e que mandem as faturas pelos correios, como estão os contratos; 9) Apertar as voadoras contra cobrança de assento e bagagem; 10) Manter a Lei de Responsabilidade Fiscal. 11) Manter a Lei do Teto de Gastos; 12) Acabar com Refis para quem quer que seja; 13) fazer concursos para o INSS e quem precisar; 14) demitir o reitor da UFRJ e o diretor do Museu Nacional para servir de exemplo; 15) restabelecer o diário oficial da União edição impressa instituído por Dom João VI; 16) tirar o Planejamento do consignado, passar para o Banco Central; 17) ver outros passivos devidos aos contribuintes e forçar o pagamento, como das telefônicas que ficaram com as ações e que viraram pó; 18) zerar visitas íntimas para bandidos; 19) bloquear celulares de bandidos; 20) Extraditar Cesare Batisti.

O presidente do Conselho Federal de Psicologia, Rogério Giannini, autor da sugestão legislativa que originou o projeto de jornada de trabalho de 30 horas para os psicólogos, explicou que a reivindicação da categoria é antiga, da década de 1990. Um projeto de lei da Câmara, o PLC 150/2009, foi vetado pelo presidente da República, Michel Temer, após longo período de tramitação no Congresso. Giannini afirma que há 300 mil psicólogos no Brasil, sendo 90% mulheres. Ele argumentou que a redução de jornada protege o exercício profissional, qualifica-o e ainda protege a população que é atendida.

 

Central dos Servidores

  • Central dos Servidores Ex-senador, ex-ministro, ex-governador do Rio Grande do Sul, Pedro Simon, aos 88 anos, reapareceu no Rio Grande do Sul com uma mensagem de crença no Brasil que mudou com a varrição do PT e do PMDB.
  • Nas últimas horas, no Itamaraty, todo mundo atento para saber quem estava a caminho de Brasília que eventualmente poderia ter sido convocado para alguma reunião no Banco do Brasil.
  • O deputado João Henrique Caldas (PSB/PE) lançou-se candidato à Presidência da Câmara, abrindo uma cunha na chapa de Rodrigo Maia, que já se considera eleito. Ouviu os búzios e os orixás na praia do Leme, no Rio de Janeiro e foi até a Barra explicar seu projeto ao Capitão.
  • Teme-se o aparelhamento da Agência Nacional de Mineração, a última a ser criada, depois que o PMDB de Minas (um dos mais corruptos) armou o Código de Mineração e a Agência. Tá tudo dominado.

 

Foto: Agência Câmara

Senadora eleita Eliziane Gama PPS-MA


Jb Serra e Gurgel
imprensa.serra@anasps.org.br

Previdência Social