Planos de saúde e reajustes abusivos: saiba como recorrer

Byanca Guariz

Reclamações relacionadas aos planos de saúde e seus reajustes já eram comuns, mas agora, em situação pandêmica, aumentaram, tiveram uma crescente considerável, se tornando uma das principais queixas entre os consumidores da saúde suplementar.

Em 2020, devido à queda na economia e a perda de rendimento da maioria da população, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), suspendeu os reajustes. Mas em 2021, a os consumidores foram pegos de surpresa. Uma vez que o reajuste dos planos que deixaram de ser cobrados no ano passado, serão cobrados somados com os deste ano.

O alto valor já preocupa os consumidores, pois o percentual refere-se a maio de 2020 a abril de 2021 e engloba a variação de despesas assistenciais entre 2018 e 2019, período anterior à pandemia.

Números

Um levantamento do Reclame Aqui para o InvestNews mostra que o número de reclamações sobre reajustes dos planos cresceu 87% entre março e abril, passando de 105 para 197 casos.

De janeiro até o dia 4 de maio de 2020, foram registradas 29.285 reclamações gerais para planos de saúde e 2.588 foram específicas sobre a pandemia. As reclamações contra reajustes abusivos neste período não são novidade. Só nos meses de março, abril e maio já foram registradas 324 queixas apenas de reajustes.

A pergunta que não quer calar: o que fazer quando o reajuste do plano de saúde é abusivo ao consumidor? A Anasps buscou meios para te ajudar a tentar reverter essa situação. Foi pego de surpresa mais uma vez, e o alto percentual pesou no bolso, veja o que fazer. Confira!

ANS

Uma das sugestões é notificar a ANS por meio do disque-denúncia. Devido a pandemia, o atendimento presencial nos 12 núcleos da ANS está suspenso. Nesse período, o atendimento ao consumidor deverá ser feito pelo DISQUE ANS 0800 701 9656 ou pelo FALE CONOSCO do portal da Agência, em www.ans.gov.br.

Procon

Para protocolar a queixa, o beneficiário deve acessar o site do Procon de seu Estado, entrar com login e senha, e clicar em ‘Nova Reclamação’. Caso o cadastro esteja incompleto, o próprio site pedirá o complemento das mesmas.

O consumidor será dirigido à página de ‘Registro de Atendimento – Reclamação’, onde deverá preencher informações sobre o prestador de serviços.

No texto de detalhamento da reclamação, é fundamental que o consumidor escreva o termo-chave “reajuste abusivo” e relate informações que constam no boleto de cobrança, como, por exemplo, qual foi o reajuste, o percentual, a composição etc.

Dica da Anasps

Antes de contratar um Plano de Saúde, verifique todas as condições, coberturas e valores. Por meio do link:

http://www.ans.gov.br/images/stories/Materiais_para_pesquisa/Materiais_por_assunto/cartilha_plano_de_saude.pdf, você verifica o tipo de plano de saúde que pode ter (individual ou familiar, coletivo por adesão ou coletivo empresarial). Verificar a segmentação assistencial e cobertura e muito mais. Faça uma escolha que não pese no bolso.

*Informações complementares, Agora São Paulo

Previdência Social