Planalto troca nomes da Geap 

Aumento das mensalidades desgastou gestão 

 

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, trocou os três representantes do governo no Conselho Deliberativo (Conad) da Geap, que administra o plano de saúde dos servidores federias. A informação de que o Planalto preparava uma intervenção de entidade foi antecipada ontem pelo Jornal Correio Braziliense. Segundo fontes que acompanham o assunto, além de problemas administrativos, questões políticas vinham minando a situação dos dirigentes da operadora. 

Os demitidos foram responsáveis pela aprovação do aumento de 12,75% nas mensalidades dos 390 mil participantes do plano, que foi mal recebido pelos beneficiários. De acordo com nota da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), os mesmos dirigentes, apesar dos apelos dos beneficiários, “não se empenharam pelo reajuste do per capita, que é a parcela de participação do governo no plano, e estavam querendo baixar um AI-5 e banir qualquer oposição à diretoria executiva da Geap”. 

A associação, que se opôs ao aumento das mensalidades, pediu que seja considerada a possibilidade de incremento do desembolso per capita da União para o plano de saúde, para reduzir o impacto do reajuste de 12,75% no bolso dos associados, que têm reclamado da qualidade dos serviços.

Nos últimos anos, o comando da Geap sempre esteve nas mãos de indicados pelo PP. Durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, PP e PT disputaram as nomeações.

*com informações Correio Braziliense 

Previdência Social