PL obriga SUS a realizar exames e implantes odontológicos

Veja como ficam as mudanças para atendimentos odontológicos

 

Todos sabem que a saúde bucal é importante até para evitar constrangimentos. Porém, nem todos os brasileiros têm acesso à higienização correta. 

Segundo pesquisa realizada em 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 16 milhões de brasileiros, equivalente a 11% da população, sofrem com o fato de não ter nenhum dente. 

Por esse motivo o deputado Nivaldo Albuquerque (PTB-AL) criou o Projeto de Lei 5262/19 que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) ou faculdades odontológicas mediante a convênios custeados por PPPs, incentivo fiscal ou financiamento público com juros reduzidos, a realizar exames, atendimento clínico e cirurgias de implante dentário em pessoas parcialmente dentadas ou com ausência total de dentes.

O projeto está em tramitação na Câmara dos Deputados e o seu principal objetivo é combater os altos índices de perda dentária no Brasil, pois, de acordo com Albuquerque, a ausência de dentes compromete na digestão e na articulação da mandíbula. 

O sistema de hoje apenas extrai os dentes que estão apresentando problemas, riscos ou prejuízos, porém não colocam a prótese e os espaços em que os antigos dentes ficavam ficam vazios. 

O projeto que tramita em caráter conclusivo será analisado ainda pelas comissões de Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação; e Constituição, e Justiça e de Cidadania. 

Fonte: Câmara dos Deputados

 

Previdência Social