PF deflagra operação contra fraudes na Previdência no Amazonas

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (22), a operação Zero Um, com o objetivo de desarticular fraudes na Previdência Social no Amazonas. A ação aconteceu nas cidades de Manaus, Manacapuru, Iranduba, no Estado do Amazonas, e de Ilhéus, na Bahia.

A Juíza da 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado determinou a expedição de um mandado de prisão preventiva e seis de mandados de busca e apreensão.

 

O caso

O Inquérito Policial foi instaurado na Superintendência Regional da Polícia Federal do Amazonas, para investigar a notícia de que o gerente-executivo do INSS em Manaus teria concedido de forma irregular um benefício previdenciário irregular, em favor de uma pessoa que tem relação, residente de Ilhéus, na Bahia.

Além disso, a PF investiga também, possíveis interferências em contratos firmados entre o INSS e empresas prestadoras de serviço, e cobrança indevidas à empresários vencedores de licitações para a reforma das agências no interior do estado, por parte do gerente-executivo.

 

Penas

Os acusados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de peculato, inserção de dados falsos em sistema de informação, corrupção passiva, advocacia administrativa e emprego irregular de verba pública.

Previdência Social