Pessoas mais ricas se aposentam mais cedo, diz estudo

Um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) aponta que as pessoas mais ricas, tendem a se aposentar mais cedo, que as pessoas mais pobres. A pesquisa foi elaborada por Rogério Nagamine e Graziela Ansiliero, pesquisadores do Ipea.

Dados do estudo indicam que pessoas com mais escolaridade e que ganham salários maiores, normalmente se aposentam na faixa etária de 50 – 54 anos, usando o critério de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A pesquisa mostra que os mais pobres se aposentam somente após os 60 anos, por outro critério de aposentadoria, a por idade, que exige que a pessoa tenha no mínimo 65 anos (homens) e 60 anos (mulheres) e menos tempo de contribuição.

O levantamento utilizou dados de 2014, da Pesquisa Nacional de Amostras por Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo os pesquisadores, as pessoas mais pobres, apesar de entrarem mais cedo no mercado de trabalho, costumam trabalhar mais tempo na informalidade e sem contribuir para o INSS e por esse motivo acabam não conseguindo optar pela aposentadoria por tempo de contribuição.

Previdência Social