Pesquisa mostra nível de conectividade entre órgãos públicos brasileiros e a população

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, na última semana, a Pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) Governo Eletrônico de 2023, promovida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

Os dados mostram que órgãos federais e estaduais no Brasil aumentaram sua presença nas redes sociais e vêm investindo na promoção de serviços públicos no âmbito digital: em 2023, 93% dos órgãos estaduais e 99% dos órgãos federais tinham perfis nas redes sociais.

Além disso, 87 órgãos do governo federal exigem login ou cadastro para acesso a algum serviço on-line; no âmbito estadual, são 454 órgãos.

A pesquisa também detectou uma preocupação a mais dos órgãos em relação à capacitação dos servidores ao uso da Inteligência Artificial (IA): 60% dos órgãos federais e 26% dos estaduais fizeram algum investimento em treinamentos do tipo.

“No MGI, temos a missão de contribuir para as melhorias de políticas públicas que promovam a transformação digital no governo brasileiro. Esse documento ajudará a direcionar essa missão”, disse o assessor da Secretaria de Governo Digital do MGI, Wagner Silva de Araújo.

A pesquisa completa está disponível neste link.

Previdência Social