Pescadores ainda não receberam seguro-defeso

A pouco mais de um mês para terminar o período do seguro-defeso da piracema nos rios do Mato Grosso, mais da metade dos pescadores do Estado ainda não conseguiram receber o seguro. Como ocorreu no ano passado, os pescadores estão sofrendo com a demora do pagamento. No Estado, aproximadamente 10 mil pescadores necessitam do benefício. Essas informações foram divulgadas pelo jornal Diário de Cuiabá.

A piracema iniciou no dia 1° de outubro deste ano e deve terminar no dia 31 de janeiro de 2017. Esses pescadores teriam que estar amparados pelo seguro – que é um salário destinado à estes trabalhadores que ficam impedidos de pescar nesta época, a não ser que para subsistência – ainda não receberam esses valores.

O presidente da Colônia de Pescadores Z-1, Antônio José da Silva, que sobrevive da pesca há 20 anos, confirma a dificuldade de receber o benefício. Segundo ele, somente naquela colônia, apenas 10% dos pescadores conseguiram o seguro.

Ele ressalta que a situação se repete nas 23 colônias de todo o Estado. “Já enfrentamos dificuldades no ano passado, mas neste está pior. Enquanto isso, e para não morrer de fome, cada um se vira como pode. Tem casos de colônia que ninguém ainda recebeu e o INSS fala que está tudo normal”, diz.

Previdência Social