Peritos terão bônus sem fazer hora extra

Os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão ganhar R$ 60 por atendimento no pente-fino dos benefícios por incapacidade que o Instituto vai fazer. No entanto, eles não vão precisar fazer hora extra para ganhar esse bônus.

Segundo informou o presidente do INSS, Leonardo Gadelha, o atendimento das perícias será feito no horário de atendimento dos profissionais. O custo estimado é de R$ 127 mi em pagamentos de bônus nos dois anos previstos para a revisão dos benefícios.

Gadelha informou ainda que será possível fazer o atendimento das perícias extras no horário normal de trabalho. A justificativa, segundo ele, é o alto número de desistências das pessoas que marcam a perícia e faltam o dia.

A expectativa é de que 10 mil perícias extraordinárias sejam feitas por dia. Dos 4,2 mil peritos, 2,6 mil aderiram ao programa.

O pente-fino é uma ideia do governo de revisar os benefícios por incapacidade (auxílio-doença e aposentadoria por invalidez) concedidos há mais de dois anos, para identificar falhas no benefício de pessoas que já estariam aptas para retornar ao trabalho.

Previdência Social