Peritos médicos do INSS acusam “falta de gestão” na Previdência

Atualmente, 1,05 milhão de pessoas aguardam pelo agendamento de perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o que corresponde a mais da metade da atual fila de espera da autarquia (1,8 milhão). A Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP) credita o tamanho desta fila à “falta de gestão” da autarquia e do Ministério da Previdência Social.

“Está grande (a fila da perícia), porque não há gestão. Desde que o novo governo tomou posse, a gente está sem diretor, e o ministro da Previdência, aparentemente, abandonou a gente. Ele fica dando declarações polêmicas para a imprensa, nas redes sociais, mas não está agindo”, afirmou o vice-presidente da entidade, Francisco Cardoso. O diretor também denunciou “crises constantes” com a Dataprev, em razão das várias quedas no sistema registradas nos últimos meses.

“O ministro Lupi não está fazendo nada, por isso, a fila voltou a ficar grande. De 2016 em diante, essa fila foi controlada. Antes da pandemia a gente atendia em oito dias, em Brasília era em 24 horas. Com a pandemia, a coisa complicou, mas a gente conseguia manter a fila em 30 ou 40 dias”, complementa.

O INSS, por outro lado, nega qualquer tipo de responsabilidade na atual situação da fila, apontando que esta é responsabilidade do Ministério da Previdência Social.

*Com informações do Correio Braziliense

 

Previdência Social