Perícia no INSS demora 64 dias em Limeira

O tempo médio para conseguir uma perícia no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Limeira (SP) é de 64 dias, segundo o próprio órgão. A demora na cidade chega a ser superior a de municípios maiores, como Piracicaba – onde a espera em geral é de 44 dias e representa o dobro do prazo de Campinas, que é de 31 dias. O INSS diz que monitora o assunto e, quando pode, abre vagas extras.
Entre as cinco maiores cidades da região, Limeira tem a espera mais longa, já que em Americana o tempo médio é de 59 dias e em Sumaré de 48 dias. Quem precisa passar pelo INSS para conseguir afastamento por problemas de saúde depende da realização da perícia.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Estado de São Paulo, a demora é em função do aumento da demanda e da falta de peritos no INSS. Cristiano Machado, diretor do Sinsprev de Campinas, alerta para os riscos de o contribuinte ficar sem receber os benefícios. “Se a pessoa tiver que aguardar 60 dias para fazer a perícia, mas o atestado do afastamento é de 30 dias, a recomendação do INSS é para que ela volte ao trabalho e só vai receber a diferença depois que passar pelo perito porque a Previdência só vai pagar o período do atestado”, explicou Machado.

Previdência Social